CURSO DE EXTENSÃO  

“PROJETOS E CAMINHOS

EM EDUCAÇÃO ESPECIAL” 

O que aprenderei?

  • A inclusão no processo educativo

  • Aprendizagem através de projetos - educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar

  • Dificuldades de aprendizagem - transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos

  • A diferença entre Educação Inclusiva e Integração Educacional

  • Os fundamentos neurocientíficos que possibilitam desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola

  • História e a Legislação Brasileira voltada para a Educação Especial

  • Pscicologia Positiva como meio para cuidar do professor

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a educação é um direito de toda criança, independentemente de qualquer condição. Quando se trata de um educando com necessidades educativas especiais, os métodos a serem utilizados nas iniciativas pedagógicas são extremamente essenciais, pois são eles que vão possibilitar o êxito no processo de ensino-aprendizagem.

O que você irá estudar

Compreender como a utilização de uma aprendizagem através de projetos pode propiciar uma educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar, é um dos principais pontos desse curso, formulado em 4 módulos para fortalecer seus conhecimentos acerca da educação integradora. No primeiro módulo, são apresentados os conceitos-chave para a formação e desenvolvimento integral do educando com necessidades educativas especiais (NEE s).
 

A segunda parte, por sua vez, tem foco nas dificuldades específicas de aprendizagem, dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos, e oferecerá meios para uma intervenção sobre estes.
 

Em seguida, o conteúdo perpassa pelos aspectos da neurociência e seu diálogo com a educação, respaldando o educador com os fundamentos neurocientíficos acerca do processo de ensino-aprendizagem.
 

No quarto módulo, será abordada a História e a Legislação Brasileira voltada para a Educação Especial, e, serão apresentados recursos para cuidar de quem cuida – o professor, utilizando a Psicologia Positiva como meio.

 

Investimento: R$1.320,00 (parcelamento em até 12x)
 

Grupos de 5 pessoas - Desconto de 10%

Grupos de 10 pessoas - Desconto de 15%

Pacotes especiais para grupos acima de 10 pessoas

Áreas de Atuação

A pertinência do curso é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais, mediadores, alunos de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, interessados no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre os princípios da educação integradora, bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Além disso, o curso também pode ser aproveitado por assistentes sociais, profissionais da área de Direito, saúde, sociologia e RH.

Grade Curricular

Ementas das Disciplinas

  • Educação Inclusiva X Integração Escolar

            

Professora : Maria Mussi 

A disciplina visa fazer a distinção clara e objetiva dos conceitos de inclusão e integração educativa, e discutir fatores que podem favorecer ou dificultar a aprendizagem e a plena participação dos alunos no processo educativo, além de apontar os desafios e propostas para uma escola democrática.

  • Práticas e Cotidiano na Educação Especial

 

Professora : Renata Souza 

 

Compartilhamento de práticas utilizadas na inclusão e no desenvolvimento do trabalho pedagógico na Educação Básica, garantindo a diversidade de linguagem e de ações que possibilitem o acesso e a qualidade nos processos de alfabetização e nas disciplinas do currículo escolar. 

  • O Estresse e a Aprendizagem

 

A disciplina tem o objetivo de debater a Saúde Mental na escola, discutindo as causas e as consequências do estresse na aprendizagem, além de abordar o ensino do bem-estar, ressaltando a importância do trabalho com as emoções para uma saúde mental preservada.

  • História da Educação Especial

           

Professor : João Pedro Roriz

Ao final da disciplina, o aluno deverá reconhecer qual é o papel da Educação Especial na sociedade e como se processou sua criação e aplicação, desde a Antiguidade até os tempos atuais, além da influência da Medicina, da Psicologia, da religião e da Educação na formulação desse tema. Serão abordadas as mudanças de mentalidade sobre a Educação Especial de acordo com cada período histórico, os diversos segmentos, as diferenças e a história dos pioneiros que tornaram essa modalidade de ensino possível. O aluno deverá ler o texto disponibilizado pelo professor e participar da aula presencial remota.

  • Teatro como forma de expressão

 

Professor : Flávio Lobo Cordeiro 

 

O teatro é uma poderosa forma de expressão, que utiliza o corpo e a voz do ator para traduzir, o que alguém, (autor, diretor, encenador) quer dizer para os outros (a plateia).

O objetivo do teatro nesse curso é experimentar com o aluno as possibilidades de seu corpo e de sua voz, na construção de um diálogo com seus interlocutores, a fim de ter uma abordagem diferenciada de experimentar o que foi aprendido de maneira formal, na forma de jogos teatrais, ou jogos de improvisação.

  • Psicopedagogia e Educação Especial

 

Professora : Vera Beatriz de Petribú da Costa Nunes

 

Este módulo tem como objetivo apresentar meios que contribuam para um processo de ensino que favoreça o aprender e a autonomia de pensamento de pessoas com dificuldades específicas de aprendizagem.

Serão abordados temas que possibilitem a compreensão dos níveis de defasagem cognitiva, atenção, memória, raciocínio lógico, entre outros, visando proporcionar um bom vínculo entre aprendente e ensinante no ambiente da Educação Especial.

 

  • O uso de medicação pelo aluno especial – mitos e verdades

 

Professora: Miriam Calisman e Lúcia Abelha 

 

O objetivo das aulas é apresentar os principais medicamentos utilizados no tratamento das diversas síndromes e transtornos e discutir o “quando” e o “porquê” da

intervenção medicamentosa assim como os resultados esperados.

 

  • Habilidades Sociais

 

Professora: Miriam Calisman e Lúcia Abelha 

 

Este tema tem como objetivo introduzir o aluno no conceito de habilidades sociais, indicar as principais habilidades sociais a serem aprendidas no cotidiano para autonomia e socialização do indivíduo, Anamnese introdutória para avaliar a necessidade destas aprendizagens e dicas de como trabalhar com algumas habilidades sociais.


 

  • Problemas ligados aos distúrbios de aprendizagem 

 

Professora : Maria Angela de Oliveira Champion Barreto 

 

Esta disciplina tem como objetivo diferenciar os transtornos de aprendizagem – dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia - das dificuldades de aprendizagem, observando o aspecto interdisciplinar envolvido no processo de aprendizagem como o pedagógico, o biológico, o social e o afetivo. Serão abordados os modelos e estratégias utilizados no processamento da leitura, assim como as capacidades prévias necessárias para a aquisição dessa habilidade e as implicações do processamento auditivo e do processamento visual nos transtornos da aprendizagem. Também visa o reconhecimento dos possíveis transtornos de aprendizagem nos diversos níveis escolares como também sugestões de estratégias que poderão ser utilizadas pelos professores.

  • Aulas de informática na Educação Especial 

 

Professor : Ronaldo Donato 

 

Explanação sobre a diferença entre a TEORIA e a PRÁTICA da implementação das aulas de Informática na Educação Especial, apresentação da legislação que regula os procedimentos de acolhimento de alunos com necessidades educativas especiais,visão da UNESCO sobre Educação para o século XXI.Descrição do que é Tecnologia Assistiva e seus exemplos no ensino de Informática na Educação Especial.  A experiência no “Eduardo Guimarães”.

  • Práticas escolares e não escolares de incentivo à leitura

 

Professora: Paula Velozo 

 

Desenvolvimento de projetos, integrados ou não em outras disciplinas, de incentivo à leitura. Possibilitar a reflexão crítica sobre o processo de escolha, manuseio e formas de dinamizar a literatura; apresentar práticas literárias e despertar o Mundo do Era uma vez.


 

  • Psicomotricidade e exercício físico nos transtornos do neurodesenvolvimento

 

Professor: Fred Mamede 

 

1-O que é  Psicomotricidade ?

2 - Linhas de força da Psicomotricidade 

3 - Psicomotricidade em diferentes ambientes 

4 - Movimento humano como base do aprendizado 

5 - Funções Sensório motoras 

6- Movimento e funções cognitivas e executivas

7 - Testes motores 

8 - Movimento dentro de uma equipe multidisciplinar

9- Discussão de artigos científicos

 

  • O Desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem adulto 

 

Professora : Miriam Calisman 

 

Este tema tem como objetivo identificar as principais aquisições do desenvolvimento infantil e a evolução do desenvolvimento na adolescência e no jovem adulto.

 

  • Neuroplasticidade e Educação

 

Professor : Rogério 

 

O objetivo desse módulo é estabelecer um diálogo entre a neurociência e a educação, respaldando o educador com os fundamentos neurocientíficos do processo de ensino-aprendizagem que, certamente, influenciam diretamente no sucesso ou fracasso de algumas iniciativas pedagógicas.  

 O curso ministrado pelo professor Rogério Favilla será apresentado em duas aulas de 1h30 min cada, a 1a tratando dos fundamentos da Neuroplasticidade e as possibilidades de treinamento cognitivo por educadores; e a 2a aula tratando da relação entre Linguagem e Cognição.


 

  • BNCC – Competências socioemocionais

 

Professora : Hellen Almeida 

 

Apresentar os Conceitos da Base Nacional Comum Curricular com ênfase na concepção da Educação integral e seus desdobramentos para uma ruptura paradigmática sobre a relação professor X aluno e realinhamento das demandas contemporâneas com o currículo escolar inclusivo. 

 

  • Aprendizagem Através de Projetos

 

Professora : Hellen Almeida 

 

Uma apresentação sobre a metodologia de Projetos. Pontos fundamentais da teoria, exemplos práticos, cases de sucesso e análise desta prática para construção de um cotidiano de qualidade e garanta os direitos das crianças.

 

  • Descobrindo a Integração Sensorial

 

Professora: Sônia Saboia 

 

Proporcionar noções básicas sobre a Integração Sensorial, as disfunções, consequências no desenvolvimento normal do aprendizado, atuação e importância na intervenção junto à crianças com distúrbios do processamento sensorial.

 

  • Práticas meditativas e consciência corporal 

 

Professora : Vânia França 

 

      A disciplina tem como objetivo despertar e desenvolver, através da Consciência corporal, um reconhecimento do corpo e a apropriação do mesmo, utilizando diversas técnicas terapêuticas, educativas e meditativas.

       Processo facilitador para um contato consciente com o interior e exterior do indivíduo, suas aquisições cognitivas, afetivas e motoras, sustentadas pelos três conhecimentos básicos ( intelecto, movimento e afeto ) oportunizando o desenvolvimento sensório motor amplo e fino, desafiando e superando as suas habilidades Integrativas.

  • Música e emoções na educação 

 

Essa disciplina visa apresentar a música dentro do campo da educação emocional e abordar alguns temas científicos das neurociências aplicados à educação infantil e de adultos, oferecendo a professores e educadores uma prática reflexiva e aplicada sobre a música seus efeitos e contribuições no dia a dia educacional.

·         Introdução: Cérebro e as Emoções

·         Cérebro Emocional e a Música

·         Neurociências: Diálogos sobre Música e Aprendizagem

·         Contribuições da Música na Educação Emocional

·         Educação para o Ser Musical: Metáforas e Metacognição

  • Neuroeducação e aspectos inclusivos

 

Essa disciplina visa apresentar alguns temas da atualidade e discussões sobre a aproximação e aplicação dos conceitos das neurociências no campo da educação inclusiva.

·         Introdução sobre Neuroeducação

·         Discussão sobre as Neurociências Aplicadas à Educação

·         Neurociências e a Formação Docente

·         Desafios no Processos de Aprendizagem

·         Neuroeducação como Intervenção

·         Potencial do Cérebro Humano e a Inclusão

·         Desafio da Diversidade: Neuroplasticidade

 

  • Mediação Escolar 

 

Professora : Miriam Calisman 

 

Este tema tem como objetivo conceitualizar o papel do mediador escolar e identificar a necessidade deste profissional na educação. Este tema tem como objetivo conceitualizar o papel do mediador escolar e identificar a necessidade deste profissional na educação.

 

  • PSICOLOGIA POSITIVA A SERVIÇO DOS EDUCADORES 

 

Professor : Gilmar Carneiro 

No cenário nacional, poucas iniciativas se destinam ao trato do bem-estar docente, mesmo havendo muitos levantamentos sobre os danos à saúde psicoemocional dos professores, no que se refere ao exercício das suas atividades profissionais.

A Psicologia Positiva apresenta soluções com validade científica e funcionalidade comprovada que podem favorecer a elevação do bem-estar docente, fortalecendo um dos principais personagens que compõem o processo educacional: o professor.

OBJETIVOS GERAIS:

- Apresentar e contextualizar o cenário da educação brasileira e as iniciativas destinadas diretamente aos professores.

- Fazer um breve levantamento dos componentes do mal-estar docente;

- Fazer uma breve apresentação sobre a Psicologia Positiva;

- Apresentar os construtos elencados como soluções para o favorecimento da elevação do bem-estar docente;

- Propor atividades práticas e apresentar ferramentas, técnicas e assessments validados;

- Expor alguns estudos de casos e resultados obtidos com as práticas da Psicologia Positiva à serviço dos educadores.

  • Orientação profissional para o mercado de trabalho 

 

Professora : Martha Beier 

Nesta disciplina propomos uma reflexão a fim de compreender de que forma se pode facilitar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, orientação profissional e na integração ao mercado de trabalho. Serão apresentados, além de orientações das especialistas,  depoimentos de profissionais que já atuam no mercado de trabalho, tanto como empregado, quanto como empregador, que  darão embasamento e elucidação prática aos cases apresentados. 

  • Legislação 

 

Professora : Aurora 

 

Trazer a discussão  as políticas públicas, as leis,  os direitos e deveres tácitos e explícitos que envolvem as pessoas com deficiência em ambiente escolar e no mercado do trabalho. 

  • Esporte como facilitador do processo de inclusão

 

Professor : Paulo Cruz

Formação do profissional de Educação Física para a atuação com pessoas com deficiência

• A Educação Física Adaptada como poderosa ferramenta de inclusão 

• Inclusão através do esporte de alto rendimento

• Inclusão através de projetos sociais de atividades físicas.

 

 

 

 

 

 

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